domingo, março 06, 2016

da Eutanásia

É um assunto complexo e sobre o qual não tenho uma opinião totalmente formada…. Os dois lados (a favor e contra) estão intimamente convencidos da superioridade "natural e até divina" dos seus pontos de vista, o que tem dificultado consensos. Três apontamentos:

a. Parece-me consensual que o direito à eutanásia é diferente do dever de eutanásia, isto é, não terá de se sujeitar a ela quem não o pretender.

b. Há mais dúvidas quanto a ser uma decisão “particular e íntima”.

c. Também há quem defenda que essa liberdade deve ser concedida pelos deputados da Assembleia e não por referendo.

Se estivermos a falar de um direito individual, penso que ele deve ser consagrado, reconhecendo-se assim uma falha na Lei. Não devem discutir-se e muito menos "referendar-se" direitos individuais inalienáveis. Aliás, os direitos fundamentais não existem por estarem escritos na lei – nós não vivemos porque a Constituição nos outorga esse direito, mas simplesmente porque somos seres humanos... então vivemos! Mas a eutanásia não se exerce a título individual, envolve terceiros. A única decisão que não envolve terceiros é a do suicídio, sendo portanto a única para a qual se pode reivindicar um direito individual, exclusivo e inalienável…. Num olhar mais atento verificamos, também, que a constituição confere ao referendo uma dignidade jurídica superior a qualquer outro instrumento legislativo. E o resultado de um referendo pode sempre ser sujeito a posterior decisão legislativa da Assembleia da República. O referendo permite medir o pulso aos cidadãos, e entendendo essa pulsação, não se legislar contra ela. 
Mas há quem considere que a comunidade não tem legitimidade para se pronunciar sobre direitos fundamentais. Por exemplo: seria legítimo referendar a reintrodução da pena de morte, ou a possibilidade do retorno da escravatura a Portugal? Se for a Assembleia a conceder tal facto, a eutanásia terá de ser regulada e enquadrada até para evitar abusos por parte de terceiros. A regulamentação poderá ser feita através de comissões parlamentares especializadas (constituídas por técnicos especializados e de diferentes áreas) e deve ir além da despenalização, garantindo os meios técnicos e humanos necessários ao requerente, sem fazer isto depender da vontade do prestador desse serviço. Neste contexto a regulamentação desenrolar-se-á de uma forma isenta e técnica nas comissões parlamentares e não deixada às “voragens emocionais” e confessionais das populações em referendo…

Sem comentários: