sexta-feira, janeiro 27, 2017

Humanidade(s) - A origem do Homem

Seria Deus, por acaso, um criador tão parco em imaginação que só foi capaz de inventar um reduzido número de modelos a partir dos quais se viu obrigado a desenvolver variantes? A teoria da evolução dá uma resposta diferente a este problema: as espécies parecidas descendem de um antepassado comum próximo no tempo, ou seja, são estreitamente aparentadas. Será possível, afinal, que sejamos tão diferentes dos chimpanzés? Na verdade só nos diferenciamos deles 1%, dos nossos 30 000 genes. Mais ainda, estima-se que não serão  mais de 100, quiçá 50, os genes responsáveis pelas diferenças cognitivas entre uns e outros. Esta pequena alteração genética converteu-nos numa espécie com propriedades mentais únicas (às vezes nem tanto, digo eu...). 

 Adaptado de O colar do Neandertal, Juan Luís Arsuaga


A fusão dos cromossomas ancestrais deixaram vestígios 
de telómeros e um centrómero vestigial
Os chimpanzés, ao contrário dos humanos que têm 23 pares, têm 24 pares de cromossomas. A razão, que imediatamente se torna evidente, não consiste em ter desaparecido em nós um par de cromossomas, mas sim em dois dos cromossomas dos primatas se terem fundido. Pensa-se que o cromossoma 2, o segundo maior dos cromossomas humanos, se tenha formado a partir da fusão de dois cromossomas de médias dimensões dos grandes primatas, tal como pode ser visto a partir do padrão de bandas pretas nos respectivos cromossomas. O Papa João Paulo II, na sua mensagem à Academia Pontifícia das Ciências de 22 de Outubro de 1996, argumentou que entre os grandes primatas ancestrais e os seres humanos modernos existia uma «descontinuidade ontológica» - um ponto onde Deus injectou a alma humana numa linhagem animal. Deste modo, a Igreja pode reconciliar-se com a teoria evolutiva. 

...Talvez o salto ontológico tenha ocorrido quando os dois cromossomas dos grandes primatas se fundiram e os genes da alma se encontrem sensivelmente a meio do cromossoma 2... :) 

Presentemente o cromossoma 2 é amplamente aceite como resultado de uma fusão telómero - telómero entre dois cromossomos ancestrais. As evidências disso incluem:
  • A correspondência do cromossoma 2 com dois cromossomas dos símios. O parente mais próximo do homem, o chimpanzé, tem sequências de DNA quase totalmente idênticas ao cromossoma 2 humano porém em dois cromossomos separados. O mesmo se verifica em relação ao gorila e ao orangotango.
  • A presença de um centrómero vestigial. Normalmente um cromossoma possui apenas um centrómero mas no cromossomo 2 encontram-se vestígios de um segundo.
  • A presença de telómeros vestigiais. Normalmente são encontrados apenas nos finais dos cromossomas, mas no cromossoma 2 encontramos sequências de telómeros a meio.  

Sem comentários: