segunda-feira, fevereiro 19, 2018

A Lição de Copérnico

Faz hoje exatamente 545 anos que nasceu o polaco Nicolau Copérnico (Torun, 19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de maio de 1543). Foi ele que recolocou o Sol no seu devido lugar, oficializou o modelo heliocêntrico e deu o pontapé de partida para a astronomia moderna. 
Bem, na verdade não terá sido o primeiro a defender esta tese. Muito antes dele, Aristarco de Samos já havia defendido que era o Sol, e não a Terra, o centro do Sistema Solar. Defendeu que todos os planetas giravam à volta do Sol e não da Terra. Mil e setecentos anos depois, Nicolau Copérnico vem reconfirmar esta hipótese. 
A resistência a Aristarco e a Copérnico, uma espécie de geocentrismo na vida quotidiana continua entre nós, 2200 anos depois de Aristarco de Samos!
A grande lição de Aristarco e Copérnico é esta: nem nós nem o nosso planeta gozamos de uma posição privilegiada na natureza. Descobrimos que vivemos num mundo insignificante de um sistema solar que ocupa a periferia da Via Láctea.
Muitos de nós, secretamente, deploramos estas descobertas, pois continuamos a suspirar por um universo cujo centro seja a Terra... aos poucos vão sendo contrariadas as nossas esperanças de um estatuto preferencial a que não temos direito! O Universo nem parece benigno nem hóstil - simplesmente indiferente aos problemas de criaturas tão insignificantemente convencidas como nós.
Adaptado de Cosmos, Carl Sagan

Hoje sabemos que a nossa galáxia é relativamente insignificante. Pertence a um enxame que tem cerca de 30 galáxias, o chamado Grupo Local. Este enxame é um dos mais pequenos do Universo conhecido. Somos "nada" na imensidão do cosmos...

Sem comentários: